Arquivo por categoria: Artigos

maio 30 2016

Educação em tempos de golpe, por Jessy Dayane

“Mendonça Filho tem na sua história marcas da defesa de uma educação privatista e enfraquecimento da educação pública” Jessy Dayane Aracaju (SE), Jessy Dayane é diretora de Políticas Educacionais da União Nacional dos Estudantes (UNE) / Acervo pessoal Nos últimos 13 anos, vivenciamos um avanço na democratização do acesso ao ensino superior no Brasil, que …

Continue lendo »

maio 29 2016

Educação e liberdade andam de mãos dadas

Quem imaginou que a religião fosse, em vários momentos, direcionar a condução do processo educacional no Brasil? Hoje, é comum ver parlamentares nas diversas instâncias interferindo no que deve ou não ser feito em sala de aula.   Estariam os profissionais da educação limitados pelo poder daqueles que dizem acreditar num Deus de maneira privativa? …

Continue lendo »

maio 28 2016

8 vícios do professor e do ensino de História

Há quem diga que a escola é o espaço mais conservador da sociedade. Talvez haja verdade nisso se lembrarmos de alguns vícios muito disseminados entre os professores que insistem manter determinadas práticas ultrapassadas. A lista abaixo foi pensada para o professor de História, mas pode valer para outras disciplinas. 1 – Querer dar conta de todo …

Continue lendo »

jan 30 2013

Quando se Joga a Política para Debaixo do Tapete (Observações de um Educador Público)

           O discurso oficial em Pernambuco apresenta-se moderno, dinâmico e eficiente num modelo de gestão capaz de qualificar-se para ocupar espaços nacionais da nossa República. Entretanto, ainda se faz bastante presente em Pernambuco, condutas políticas vinculadas a procedimentos antiquados, conservadores e inadimplente no respeito à nossa carta republicana.             Considerando a …

Continue lendo »

out 03 2012

ENSAIO SOBRE A SINGULAR

Pensando nos paradigmas que mais se destacam no mundo ocidental, somos levados a constatar que o arquétipo racionalista é preponderante. Ou seja, traduzir fenômenos usando a razão tornou-se uma variável de amplitude consolidada. Entretanto, propomos uma visita por enunciados filosóficos de pensadores como Schopenhauer, Nietzsche, Kant e Sartre sobre a problemática que se apresenta. Nesse …

Continue lendo »

jul 10 2012

ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO DE JOSÉ EUSTÁQUIO ROMÃO: DILEMAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA RELEITURA DE PAULO FREIRE NO CENÁRIO DE IMMANUEL WALLERSTEIN

O artigo de José Eustáquio Romão nos provoca uma reflexão pertinente sobre as perspectivas da educação freiriana no panorama do mundo pós-moderno. O ponto de vista dos oprimidos sobre as escolhas pedagógicas para o enfrentamento dos problemas inerentes ao mundo globalizado é sugerido como  possibilidade  ao   olhar  pessimista de interpretação  da  realidade  como  processo  …

Continue lendo »

jul 10 2012

A POLÍTICA EDUCACIONAL DO GOVERNO DE PERNAMBUCO E PROLETARIZAÇÃO DOS PROFESSORES: EDUCAR PARA QUEM?

                Com a ditadura militar de 1964, iniciava-se no Brasil um processo no qual nós professores começaríamos a passar por uma desprofissionalização do exercício do magistério, induzida por órgãos do governo. Isto acarretaria prejuízos significativos no ensino das escolas públicas, provocando precarização da aprendizagem dos estudantes e desmonte na qualidade docente. Neste sentido, a massificação …

Continue lendo »

jul 10 2012

ENSAIO SOBRE AS IDÉIAS (DO SEU USO MARXISTA)

                      Para uns, as idéias não passam de abstrações sem importância. No entanto, para outros elas representam uma necessidade de interpretação da realidade. Por vezes, confundindo-se com ela. Com isso, temos os que afirmam que tudo pode ser explicado através da razão.                  Ao longo dos tempos, …

Continue lendo »

QUEM PISA NO PISO AJUDA A DESTRUIR A EDUCAÇÃO!

Prefeito de Lagoa dos Gatos-PE - Reinaldo dos Santos Barros - Não paga o Piso

            A política de valorização dos profissionais do magistério da educação básica pública, é uma forma de garantir condições dignas aos profissionais do magistério e automaticamente, garantir um melhor desempenho e formação destes profissionais, que irão ter as condições econômicas e sociais que os estimule a buscar um melhor desempenho …

Continue lendo »