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jul 10 2012

ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO DE JOSÉ EUSTÁQUIO ROMÃO: DILEMAS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA RELEITURA DE PAULO FREIRE NO CENÁRIO DE IMMANUEL WALLERSTEIN

O artigo de José Eustáquio Romão nos provoca uma reflexão pertinente sobre as perspectivas da educação freiriana no panorama do mundo pós-moderno. O ponto de vista dos oprimidos sobre as escolhas pedagógicas para o enfrentamento dos problemas inerentes ao mundo globalizado é sugerido como  possibilidade  ao   olhar  pessimista de interpretação  da  realidade  como  processo  fatalista.

A leitura de mundo de Paulo Freire, apresentado na sua pedagogia do  inacabamento dialético-dialógico-crítica, pode ser a resposta que  a  pós-modernidade  necessita  para  resgatar a Humanidade do caos do capitalismo agonizante?

O autor disponibilizar as observações de Immanuel Wallerstein  presentes no seu conceito de “ sistema de mundo ” onde delineia  uma preocupação atenciosa   com  os equívocos das utopias que, também geram desilusões  (WALLERSTEIN, 2003 apud ROMÃO, 2005).  Uma contribuição valiosa contra os chamados “vendedores de ilusões” que surrupiam a confiança cotidiano de muitos que ficam com as promessas vãs de uma paraíso cada vez mais distante.

Entretanto, esta vigília teórica dedicada pode fortalecer determinismos autoritários, congelando probabilidades  mais comprometidas  com  a  capacidade da Humanidade de se superar, de se refazer nessa sua epopéia civilizatória; e ao mesmo tempo esconder controles sociais que buscam  mante r o  status quo   da  sociedade.  Seu  relevante trabalho incide na exposição dos contrastes da  pós-modernidade  que  engoliu  as  grandes  narrativas  em  prol de um esgotamento do sistema mundial  moderno” (WALLERSTEIN, 2003 apud ROMÃO, 2005) como fim do capitalismo e não como  uma nova  adaptação dele à contemporaneidade.

É muito arriscado atribuir as utopias  muitas das injustiças cometidas  de  interpretação  da realidade.  De acordo com Romão:

Além de desqualificar as utopias, tornando-as apenas como ilusões ou delírios de visionários, Wallerstein debita em sua contam muitas das  injustiças  que,  certamente, poderiam ser provocadas por outros fatores, tais como por exemplo as ortodoxias. (ROMÃO, 2005, p. 10)

A inquietação diante da desesperança e desencanto que vêm sendo observados na produção científica e no trabalho de inúmeros  pensadores acende  um  debate de como contrapor as expectativas sombrias de um mundo apocalíptico com a construção de uma relação humanizada de sociedade.  A pedagogia de Paulo Freire,  aproxima    a confiança no potencial restaurador da Humanidade por revelar seus significados de inconclusão e incompletude, descritos por Romão no seu artigo.

Por isso, como seres insatisfeitos com sua própria incompletude, inconclusão e inacabamento, esperam a realização das próprias completude, conclusão e acabamento incessantemente. E como esta espera é ativa, pois não é espera no sentido estrito, mas esperança (ROMÃO, 2005, p. 15).

Para resistir  ao  estreitamento  dos  horizontes  desenhados  pelo  neoliberalismo globalizante  na sua pressurosa corrida pelo lucro,  José  Eustáquio  Romão  propõe a metapedagogia freiriana engajada com a multiculturalidade  erguida pelo diversos atores social que compõem  a cena social da educação, valorizando a construção coletiva  do saber.  Uma pedagogia que vá além do empacotamento dos currículos escolares e potencialize as identidades culturais dos estudantes e suas aspirações pessoais e coletivas (ROMÃO,2005).

Para isto se faz necessário a participação de todos no processo de ensino-aprendizagem, viabilizando a multiculturalidade como exigência do século XXI, enlarguecendo a participação das maiorias (tornadas minorias), transformando-os em sujeitos sociais enérgicos no aperfeiçoamento de sua história.

Um  artigo  científico  envolvente  e  corajoso,  que colaciona um intelectual  do  terceiro mundo com um do primeiro mundo,  sem  desqualificá-los  na sua produção mas aludindo a uma (re) leitura do que a pedagogia freiriana pode contribuir para a pós-modernidade.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ROMÃO, José Eustáquio. Dilemas e desafios da educação contemporânea:uma (re) leitura de Paulo freire no cenário de Immanuel Wallerstein.Revista Portuguesa de Educação, CIEd–Universidade do Minho, 2005, 18(1), pp 07-21.