«

»

nov 23 2012

COM PREPOTÊNCIA E AUTORITARISMO, PREFEITO DE MANARI-PE BUSCA DESMORALISAR E DESTRUIR O SINDICATO DOS PROFESSORES!

Desde a última Campanha Salarial dos Professores, quando o Prefeito Municipal com toda a truculência de “coronel fazendeiro”, reduziu de 20% para 10% a gratificação pelo exercício do Magistério dos Professores, não imaginando que a categoria iria reagir com força e luta, levando a desmoralização perante a sociedade e após ser citado pelo Ministério Público a responder pelo abandono, descaso e sucateamento da educação pública, após denuncia feita pelo SINDUPROM-PE, este Senhor vem buscando denegrir e destruir o SINDUPROM-PE no município.

Primeiro, chamou os comissionados e cargos de confiança para proibi-los de participar de qualquer atividade chamada pelo SINDUPROM-PE; depois, pediu para que os professores seus aliados ou seus partidários, pedissem a desfiliação do SINDUPROM-PE, coisa que não veio a acontecer; e agora, convocou todos os comissionados da Prefeitura, incluindo os da educação e esbravejou para todos que o SINDUPROM-PE tinha a responsabilidade pelo corte em todas as gratificações dos cargos comissionados do município, tentando jogar todos contra o sindicato dos professores; além de atrasar em mais de dois meses o repasse das contribuições sindicais dos professores para o SINDUPROM-PE, tentando quebrar as perdas da entidade por falta de recursos.

Diante da tamanha gravidade do problema, o Coordenador Geral do SINDUPROM-PE, Professor Josenildo Vieira de Mello, que é responsável pelo acompanhamento sindical deste município, distante 349KM do Recife, convocou uma assembleia geral dos professores para o último dia 12/11/2012, para esclarecer o que hora acontece na luta da categoria e trazer esclarecimento a todos os professores, a respeito dos ataques freqüentes do Prefeito do município ao nosso sindicato, ao Coordenador Geral da entidade e aos membros da Comissão Sindical de Base do SINDUPROM-PE no município:

  1. O SINDUPROM-PE não abre mão de nenhum direito ou conquista da categoria e lutaremos com todas as forças e instrumentos políticos que dispormos para desmascarar e combater quem menospreza a nossa categoria e busca desvalorizar os que constroem a educação pública do município, levando-os a miséria;
  2. O Prefeito de Manari-PE reina no município como se fosse um urubu na carniça, pois neste município o Prefeito é quem tem o poder de dar aos amigos Benesses e Prazeres e aos que ele imagina que são seus inimigos políticos, perseguição, ameaças veladas e claras, negativa no oferecimento dos serviços públicos essenciais, dificultando o quanto puder a vida destes seres humanos que não se curvam ou se dobram ao poder de mando do “coronel”.
  3. O Prefeito escolhe o SINDUPROM-PE como seu bode expiatório ou boi de piranha, por ser o único instrumento de luta e organização de uma categoria no município e que resiste aos desmandos administrativos e políticos com que o Sr. Prefeito trata os servidores públicos, principalmente aqueles que buscam se organizar e resistir.
  4. As denuncias do SINDUPROM-PE ao Ministério Público são baseadas em provas, seja relativa ao abandono e sucateamento da escola pública, como falta de material didático-pedagógico, água potável, carteiras escolares, falta de merenda escolar, falta de banheiros nas escolas, infraestrutura nas escolas comprometidas, ou seja, mostrando o inchaço na folha de pagamento e o excesso de gratificações sem justificativa, professores fantasmas que recebem sem trabalhar, entre tantos outros absurdos que o Prefeito pratica a céu aberto.
  5. O dirigente sindical, como também o SINDUPROM-PE não devem nada ao Sr. Prefeito, sequer satisfação, pois somos independentes políticos para agir junto a nossa categoria da defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores, pois somos autônomos financeiramente, pois quem nos financia é a nossa categoria, através de contribuição associativa, portanto, não tememos nem ameaças, intimidações ou formas veladas de nos amedrontar ou nos afastar da luta sindical no município.
  6. Os professore de Manari-PE conhecem o SINDUPROM-PE e o seu dirigente sindical por mais de 10 anos, conhece a nossa luta e nosso compromisso político com a valorização da nossa categoria e a construção de uma educação de boa qualidade, como também sabe discernir quem são os seus inimigos, seus algozes e seus carrascos, seja ou não período eleitoral. Sabem também olhar para quem usa da autoridade pública para fazer crescer as cercas e os currais de gado às custas do sofrimento, da falta de atenção, abandono e o descaso para com as necessidades elementares do povo manariense.

A luta continua na busca da valorização profissional dos profissionais do magistério da educação básica e temos certeza que a nossa categoria saberá discernir quem realmente estar ao seu lado: o seu opressor com bota, espora e chicote ou o sindicato, a sua ferramenta de luta construída pela categoria para organizar e defender os interesses  coletivos e individuais dos professores públicos.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Por Josenildo Vieira de Mello – Coordendor Geral SINDUPROM-PE