«

»

ago 02 2016

Ato contra o PLP 257 encerra primeiro dia do Seminário de Especialistas da CNTE

 13872871_1140483379341490_2124152889677121190_n

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realiza nestas terça (1/8) e quarta-feira (2/8) o Seminário Nacional do Departamento de Especialistas, em Brasília.

“O momento que o país vive é crítico e por isso é necessário nos unirmos e articularmos ações contra a retirada de direitos dos profissionais”, ressaltou o Coordenador do Departamento de Especialista da CNTE, Mário Sérgio de Souza.

Durante os dois dias, profissionais de entidades filiadas à Confederação, vindos de todo o país, irão debater diversos assuntos, entre eles o papel dos educadores na escola atual.

A primeira mesa de debate, com o tema “Identidade do Pedagogo e a construção coletiva do projeto político-pedagógico da escola”, foi aberta pela secretária de formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Paraná, Aparecida Reis Barbosa.

A professora afirmou que “a tarefa do pedagogo é ser um articulador do trabalho educacional, considerando a escola não como uma empresa, mas um espaço de grande função social”.

A secretária geral da APP-Sindicato do Paraná, Vanda do Pilar Santana, coordenou a segunda mesa de debate com o tema, “As relações de trabalho na escola e a ação sindical”.

De acordo com a secretária, deve existir uma consciência de unidade entre os profissionais e isso só se dá no dia a dia da escola. “É no ambiente escolar que acontece as relações de trabalho entre profissionais de diferentes funções, mas sendo todos trabalhadores em educação. Nesse sentido, o sindicato tem papel fundamental no processo de unificação e ainda de construção de planos de carreira e de debate sobre o papel dos educadores na sociedade”.

Os participantes do seminário se uniram a outros trabalhadores, no Congresso Nacional, no período da tarde, para uma grande mobilização contra o PLP 257/16, que usa a negociação das dívidas dos estados como barganha, para cortar investimentos do serviço público e que está na pauta de votação da Câmara.

“Se o governo quer renegociar as dívidas com os estados, não temos nada contra, mas os educadores e demais profissionais não podem ser prejudicados pelas condicionantes dessa renegociação”, ressaltou a Secretária Geral da CNTE, Marta Vanelli.

O PT apresentou a emenda 116 ao projeto 257 que exclui essas condicionantes, entre elas, que não tenha aumento para os funcionários públicos estaduais nos próximos dois anos.

O projeto não foi votado hoje por falta de quórum na Câmara e a expectativa é que entre na pauta de votação amanhã.

Histórico

Estabelecido em 1995, o Departamento Nacional de Especialistas em Educação da CNTE tem se dedicado a debater as principais pautas da área, discutindo a atuação de profissionais das áreas de administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional, lutando pela unificação de direitos dos trabalhadores da escola pública do Brasil.

Confira mais fotos do evento na página da CNTE no Facebook.

Confira as fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.