«

»

jul 27 2016

AL: Sinteal participa de ato unificado de servidores públicos estaduais

IMG 2159Em campanha pelo cumprimento da data-base desde fevereiro, na luta por valorização e pelo reajuste salarial, servidores/as públicos/as da rede estadual, organizados pela Central Única dos Trabalhadores em Alagoas, realizaram um ato público, na manhã desta quarta-feira (27), em frente à sede da Secretaria de Estado da Fazenda, no centro de Maceió. No final do protesto, com os/as trabalhadores/as gritando palavras de ordem dentro do prédio da Sefaz, uma comissão de lideranças sindicais foi recebida pelo secretário da pasta George Santoro.

O protesto

Concentrados desde o início da manhã na Praça dos Martírios, as lideranças sindicais prepararam um “adesivaço” na sede da Secretaria de Estado da Fazenda. Na frente do prédio, os líderes sindicais discursaram em protesto e cobrando a pauta das categorias.

Em seguida, um grupo de trabalhadores/as adentrou ao prédio da Sefaz, indo até o último andar, onde colou cartazes e gritou palavras de ordem como “Ô, Santoro, vou te falar, eu vim aqui pra cobrar o IPCA!”.

Durante a manifestação, o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro informou que receberia uma comissão (reduzida) de lideranças em seu gabinete para discutir a pauta.

O secretário informou as lideranças que a expectativa do Executivo estadual é dar, sim, o reajuste aos servidores, que o mesmo deve ter “caráter linear”, mas está dependendo de respostas do área federal sobre a dívida pública do Estado de Alagoas, e como, por causa das Olimpíadas, está havendo recesso.
As lideranças sindicais cobraram ao secretário de Estado da Fazenda que este possa intermediar uma audiência unificada de sindicatos com o secretário Cristhian Teixeira (Planejamento e Gestão). O secretário da Fazenda disse que irá tentar esta audiência.

Paralisação da rede estadual – agenda de atividades

Depois de respeitadas as 72 horas constitucionais (de 2ª a 4ª feira), começa nesta 5ª feira (28/7), às 06h30, com uma panfletagem e acampamento no Centro Educacional Antônio Gomes de Barros (CEAGB), antigo CEPA, no bairro do Farol, a agenda de atividades ligada à paralisação de cinco dias dos trabalhadores e trabalhadoras da rede pública estadual de educação (professores/as e funcionários/as).

Na sexta-feira (29/7), fechando o segundo dia de paralisação e protesto, Sinteal e categoria promoverão um ato público no centro de Maceió, com concentração, às 08 horas, na Praça dos Martírios.

No dia 1º de agosto, a partir das 08 horas, e durante toda a manhã, serão realizadas visitas de mobilização em escolas da rede estadual. Na parte da tarde, às 14 horas, na sede do Sinteal, no Mutange, será realizada a palestra “Proposta do governo golpista: Uma ponte para o futuro”, com a economista e professora-mestra da Universidade Federal de Alagoas Luciana Caetano.

No dia 02 de agosto, haverá um ato público em Arapiraca, às 09 horas, na Praça Luiz Pereira Lima (antiga Praça da Prefeitura), no centro da cidade.

No 5º e último dia de paralisação, o Sinteal realizará nova assembleia da rede estadual, em sua sede, no Mutange, que terá como pauta: avaliação e encaminhamentos de luta.

(Sinteal, 27/07/2016)