«

»

jun 25 2016

AL: Governo descumpre negociação

reu
Em reunião realizada na quarta-feira (22), na sede da Secretaria de Estado da Educação, no CEPA, o Sinteal cobrou definições sobre os pontos acordados em reuniões anteriores. A diretoria do sindicato foi, mais uma vez, surpreendida pelo descaso do governo para com a educação.

O Vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, não trouxe respostas, e ainda prometeu punição a trabalhadoras/es que exercem seu direito legítimo de manifestação.

Consuelo Correia, presidenta do Sinteal, criticou a postura do governo: “Quem trata a educação com este descaso, e persegue profissionais que lutam pelos seus direitos, deixa claro que não tem nenhum interesse em melhorar os índices sociais do estado, e, ainda por cima, não leva a democracia a sério”, disse ela.

Barbosa informou que os pontos já negociados em reuniões anteriores (a última havia sido realizada no dia 09/05), continuam sem previsão de cumprimento. Pelo acordo, o piso do magistério deveria ter sido efetivado no dia 15 de junho, e as progressões de professoras/es e funcionárias/os seriam implantadas até o final deste mês de junho.

Além disso, havia sido prometido desde setembro de 2015 que os secretários escolares seriam finalmente inseridos na educação (hoje eles são ligados ao Gabinete Civil), o que não aconteceu.

Sobre a convocação da reserva técnica, que foi acordada em reunião com o Tribunal de Justiça, mesmo o número sendo muito aquém do necessário, até hoje não foi anunciado o calendário de convocação. Além disso, o reajuste, que tem database em maio, continua sem resposta nenhuma.

Deixando claro, que a “revolução” que o governador alardeou nos discursos e palanques eleitorais, tem um único objetivo: o desmonte da educação pública em Alagoas.

Com assembleia marcada para o dia 11 de julho, logo após o recesso escolar, a categoria vai discutir encaminhamentos de luta para enfrentar estes posicionamentos.

(SINTEAL, 23/06/2016)