«

»

jun 20 2016

 Moção de pesar – 7 dias do falecimento de professores em Santa Luz na Bahia

profe

A APLB Sindicato – Feira vem a público expressar sua solidariedade aos familiares e amigos dos Companheiros Edivaldo Silva de Oliveira e Jeovan Bandeira, Professores da rede estadual de ensino que foram brutalmente assassinatos na sexta, 10/6, no município de Santa Luz, no sertão baiano.

Os Professores homossexuais foram mortos às margens da rodovia BA-120 e os corpos encontrados carbonizados no porta-malas do carro de Edivaldo sendo reconhecidos apenas pela arcada dentária. Ainda não há conclusão, mas o delegado de investiga o caso não descarta a possibilidade de um crime motivado por homofobia.

Não podemos admitir que em pleno século XXI ainda existam casos como este no Brasil e na Bahia numa cidade tão perto de nós. O episódio aconteceu na mesma semana em que um ataque a uma casa noturna gay nos EUA chocou o mundo. O fato de ter acontecido há uma semana não diminui nossa preocupação com esses atos.

O artificialismo político é, sem dúvida alguma, a bola da vez. O GOLPE é econômico, político e apoiado pela mídia hegemônica. Porém, ele carrega consigo o desmonte dos referenciais simbólicos da política de transformação social facilitando as demonstrações de fascismo que têm sido escancaradas. Elas permeiam o percurso que vai da mediocridade do discurso preconceituoso e normativo à prática truculenta de preconceitos – machistas, homofóbicos, étnico-raciais, sociais e fundamentalistas. A possibilidade real não é clara, porém a celeridade da luta pela radicalização democrática, em uma articulação orgânica, frentista e ampla, bate à nossa porta, de Santa Luz aos Estados Unidos.

(APLB – Feira, 17/06/2016)

Fonte: BA: Moção de pesar – 7 dias do falecimento de professores em Santa Luz – CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação